DOCUMENTÁRIO
O documentário está começando a ser utilizado em empresas de diferentes segmentos como ferramenta de marketing. Como produto final, o documentário pode contar uma história de uma campanha ou da própria corporação, agregando mais credibilidade ao consumidor. Além disso, há outros benefícios ao produzir um documentário, como:
MENOR CUSTO
A produção de um documentário tem um custo reduzido a de um comercial porque a logística de gravação e edição é mais barata.
VERACIDADE
Como um documentário é um filme não-ficcional - ou seja, real - ele traz para o consumidor mais aspectos realistas da empresa, assim, agregando valor ao material captado e à marca.
DIFERENTES FORMATOS
Há, pelo menos, seis formatos diferentes que um documentário pode ter (com base na análise de Bill Nichols). Então, a liberdade criativa é maior do que um vídeo institucional, por exemplo. O tempo de duração também não é um impeditivo, uma vez que o produto final pode variar, diferente do padrão de comercial que é, no máximo, 60 segundos.
VEICULAÇÃO
Um documentário pode ser veiculado na internet - em redes sociais, websites - e também na TV e em plataformas de streaming.